domingo, 18 de abril de 2010

A Quebra de Paradigmas na História Política Brasileira

Por: Verônica Cruz

É interessante pensarmos em como “construímos” a história e não dos damos conta disto. Dentro desta construção gostaria de abordar a quebra de paradigmas. Segundo o site Wikipédia paradigma significa que “é a representação do padrão de modelos a serem seguidos. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas”. Falando então em quebra de pré conceitos podemos citar o famoso estadista Getulio Vargas que em 1930 liderou um golpe em que se deu fim à política do café com leite que consistia na alternância de poder entre Minas Gerais e São Paulo na chamada Primeira Republica que se manteve pelo período de 1889 a 1930. Aprofundando um pouco mais em nosso assunto só pra esclarecer Getúlio Vargas era gaúcho e naquele momento da história se imaginava impossível um outro estado brasileiro que no nosso caso é o Rio Grande do Sul chegaria ao ápice do poder que é a Presidência da República.



Não quero entrar no mérito se Getúlio foi bom ou mau político, mas sim no que ele representou para nossa história para a quebra de paradigmas.
Num segundo momento podemos citar nosso atual governante Luiz Inácio Lula da Silva que chegou ao poder em 2002 mas, que como todo nordestino foi recebido inicialmente com descrédito, perdendo várias disputas eleitorais que disputou:
- 1989 (perdeu para Fernando Collor de Mello, no segundo turno)
- 1994 (perdeu para Fernando Henrique Cardoso, no primeiro turno)
- 1998 (perdeu para Fernando Henrique Cardoso, no primeiro turno)
- 2002 (ganhou de José Serra, no segundo turno)
- 2006 (ganhou de Geraldo Alckmin, no segundo turno).
Seus adversários sempre com o mesmo discurso: “Como um semi analfabeto pode ser presidente? Não podemos aceitar isto. Ele não sabe nem falar o português corretamente”

Veja abaixo um vídeos dentre vários espalhados pela WEB onde o nosso atual presidente é satirizado pelo seu modo de falar:



Lula foi chamado de burro, analfabeto (os adjetivos não possuem fim), inclusive Lula foi insultado por personalidades como o jogador de futebol Ronaldo Fenômeno que em depoimento a imprensa, chamou o nosso presidente de bêbado.



Lula mostrou que mesmo não sendo letrado, possuindo apenas senso administrativo e valor humano se pode sim governar um país. Lula está encerrando seu governo com uma aceitação recorde. Segundo fonte do PT – Partido dos Trabalhadores, cerca de 75% da população avaliaram o atual governo como bom ou ótimo.



No atual momento da história política brasileira, vemos que outros paradigmas podem ser quebrados. A candidatura da atual Ministra da Casa Civil Dilma Roussef a Presidência da República será um marco em nossa historia e ela não é a única nas próximas eleições teremos ainda representando o sexo frágil Marina Silva. Em relação a esta eleição especificamente temos Dilma como uma candidata de peso, há quem diga que a disputa será acirrada entre Dilma e José Serra que deixou o cargo de governador do estado de São Paulo para concorrer as eleições presidências. Lula apóia Dilma incondicionalmente e no site http://www.bicodocorvo.com.br/noticias/brasil/candidatos-a-presidencia é possível ver com clareza solar que o nosso atual presidente não poupa esforços em fazer de Dilma a mais nova ocupante do cargo mais alto de nossa esfera política: a de Presidente da República.

Leia abaixo um trecho extraido do site www.bicodocorvo.com.br onde mais uma vez a imprensa brasileira divulga noticias do apoio de Lula a Dilma Roussef:

"A candidata do Partido dos Trabalhadores é a Ministra Dilma Roussef com apoio incondicional do Presidente Lula. Em seus pronunciamentos o presidente deixa claro que seu governo serve de paradigma e que o eleitor deverá escolher o candidato que dê continuidade ao seu projeto. Diz que tudo que deixar para o seu sucessor servirá como base para que o Brasil se desenvolva ainda mais e em sua saída do governo deixará relatório registrado em cartório com todas as suas realizações durante seus oito anos de governo. Lula diz que foi em busca da felicidade e hoje sabe que quando deixar a presidência o seu sucessor terá o compromisso moral de trabalhar duro, para não ser questionado pelo povo que o elegeu. Se ele, sem diploma universitário, conseguiu fazer tanto, muito mais que a elite deste país conseguiu fazer no governo por mais de um século, então o próximo presidente terá que continuar e fazer muito mais".

Ouça e veja a opinião de Dilma Roussef sobre vários aspectos da politica atual brasileira:



Se Dilma Roussef ganhar as eleições, teremos outro marco em nossa história política que será uma mulher ocupando o cargo mais desejado entre os politicos brasileiros. Para nós brasileiros que somos por natureza um país machista e cheios de preconceitos será interessante pensar neste fato que seria impensavel nos tempos do "Pai dos Pobres".

Aqui não tenho a pretensão de criticar ou elogiar qualquer que seja a figura política exposta neste artigo e sim mostrar que a historia vai sendo construída e nós como cidadãos temos que nos ater aos fatos e não ficarmos inertes. Temos que tomar consciência de nosso papel como atores políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário